sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Guerra dos Tronos

               

Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
Nº de páginas: 592
Tipologia: Fantasia Épica
Ano: 1996

O mais comum quando você pesquisa resenhas ou críticas sobre este livro, sobre a série em si, serão comentários positivos. Isso acontece porque é tudo muito perfeito!
Julguem louco o que disser o contrário. 
Porém não é para todos os públicos. Tive a sorte de encontrar os 2 primeiros livros na minha escola (o resto eu e um pessoal lá deu um duro pra convencer a diretora a comprar... ela comprou hihi), mas ainda assim os livros ficavam num armário ao qual somente a bibliotecária tinha acesso. Apenas os alunos do 1º em diante poderiam pegar os livros, pois tem muitas cenas de violência, sexo e palavrões. 
É tudo muito bem pensado, cheio de mistérios e surpresas! Tem que aplaudir de pé, tirar o chapéu para o George, um verdadeiro mestre na criação de personagens. Ele constrói uma história única e verdadeira (digamos assim) pra cada personagem. E na minha opinião foi essa habilidade dele que fez com que seus livros se tornassem essa febre que é hoje. A complexidade dos personagens é impressionante!
A narrativa acontece em mundo medieval, com seus cavaleiros, reis, príncipes, princesas, lendas, magia, camponeses com dentes podres e muitíssimo mais, porém não posso ficar falando porque quanto mais mistério melhor, não é mesmo? ;)
A história é contada a partir de pontos-de-vista de determinados personagens, esses, por sua vez, são considerados "principais". O legal é ele não tem dó dos leitores: mata quem lhe aprouver! Então a dica, para você, que quer começar a ler a série, é que não se apegue aos personagens. No entanto isso é bem difícil, pois a forma como ele molda os personagens, suas características, qualidades, defeitos, passado e tudo mais faz com que você se apaixone indelevelmente por eles. Não há como não mergulhar de cabeça nessa trama maravilhosa que Martin construiu!
A Guerra dos Tronos gira em torno dos Starks, uma antiga e tradicional casa de Westeros (um território formado por 7 reinos). Lorde Eddard Stark é o melhor amigo do Rei Robert Baratheon que tirou o Trono de Ferro da família Targaryen, legítimos governantes dos sete reinos, tendo seu Mão*, Lorde Jon Arryn, morto por uma doença, procura o amigo e oferece a ele o cargo. Lorde Stark não tinha como recusar e acaba seguindo para Porto Real, sede do governo real, com o rei. Porém lá se depara com a corrupção que tomou o reino e mistérios como a verdadeira natureza da morte de Jon Arryn, por exemplo.
Longe de Westeros, Viserys e Daenerys Targaryen, legítimos herdeiros do trono de ferro, lutam para dar fim ao seu exílio e voltar com um exército para Westeros e conquistar seu trono por direito.
(Mão do Rei, é o termo usado para designar o sujeito mais poderoso do reino depois do rei. A Mão governa o reino e toma as decisões pelo rei quando este não pode fazê-lo)
Este primeira livro gira em volta disso, principalmente. O interessante é a forma como o autor liga tantos pontos-de-vista, tantos personagens, em uma só história.




Nenhum comentário:

Postar um comentário