
Alguns meses após ter terminado de ler 20000 Léguas Submarinas, finalmente, descubro o que/quem foi Capitão Nemo. Se você já leu 20000 Léguas Submarinas e A Ilha Misteriosa, por favor, prossiga, se você não leu, este não é o post recomendável para você.
Quem diria que aquele homem distinto, culto e amável era na verdade um príncipe indiano? Não digo que os que os príncipes indianos não são distintos, cultos e amáveis, mas é que isso foi um verdadeiro choque para mim. Jules realmente me impressionou, se superou nessa tentativa de "surpresa" para todos.
Convenhamos que meu queridíssimo Jules Verne não é lá um profissional em fazer finais surpresas. Ele tem maneiras fantásticas de fazer algo acontecer em seus livros, mas sempre de forma muito previsível. Porém, parece que desta vez o Julinho (olha só a intimidade!) quis que seus leitoras com problemas cardíacos recebessem uma visitinha de um enfermeiro. Poxa vida, um príncipe indiano que liderou bravamente a Revolta dos Cipaios e perdeu toda sua família em questão da mesma, por querer defender sua pátria - a Índia - do domínio inglês? Não sei dizer se isso foi mais uma surpresa ou decepção para mim.
Entretanto, de todas as formas, continuarei amando - sim, amando - essa personagem que marcou minha vida! Tenho-o como um amigo. Outro de meus amigos imaginários, que são inúmeros em meu planeta :P
Por fim, só tenho a dizer: obrigada, Jules Verne, por ter nos presenteado com essa linda personagem que deveria ter sido fruto de suas mais puras reflexões sobre a bondade humana, obrigada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário