quarta-feira, 18 de julho de 2012

Júlio Verne - (1828 - 1905)



Mais do que um antigo autor, este cara é responsável por grande parte do meu vício na leitura, devo muito a ele. De tanto que li sobre ele posso dizer que sei tudo sobre sua vida, digo, pelo que já foi contado sobre sua vida.
Nasceu em Nantes, França, em 8 de fevereiro de 1828 (ele era aquariano, olha que coincidência EU TAMBÉM SOU! não acredito em signos mas nesse caso abro uma exceção :P ).
Seu pai queria que ele seguisse a carreira no campo do direito, como ele próprio. Mas desde pequeno, Verne, sempre teve a cabeça voltada para aventuras.
Quando tinha 11 anos subiu escondido a bordo de um navio que ia para o sul, com a intenção de pegar corais para fazer um colar de corais-do-sul para sua prima, pela qual era apaixonado. Ele não chegou a sequer sair da cidade e o fim de sua aventura foi uma boa surra.



Sua carreira como escritor começou quando foi para Paris, estudar direito, a mando do pai. Nunca se interessou por estudar direito. Escrevia peças de teatro, e assim, ganhou fama. Quando seu pai soube que Verne não estava interessado em seguir seus passos tirou-lhe seu apoio financeiro, isso o levou a trabalhar como corretor de ações.
Em Paris também conheceu sua esposa, uma viúva chamada Honorine, que já tinha duas filhas e com quem teve um filho.
Sua carreira literária ganhou destaque quando conheceu o editor Pierre Hetzel. Com ele publicou sua primeira novela, Cinco Semanas em Balão.
Um de seus clássicos, A Volta ao Mundo em 80 Dias, tinha seus capítulos publicados semanalmente em um jornal, os leitores sempre ficavam ansiosos para a continuação da história.
Um episódio que marcou os últimos 19 anos de vida de Verne aconteceu em 1886 quando seu sobrinho o baleou com 2 tiros, um atingiu seu ombro e o outro seu tornozelo, o que o deixou manco pelo resto da vida.
Faleceu em 24 de março de 1905, em seu país natal, deixando um rico conjunto de obras que mesmo hoje continua levando seus leitores a viagens inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário